Computação Gráfica 3D na Publicidade

Felipe Maciel Tessarolo, Guilherme Paulino Gonçalves

Resumo


A publicidade possui diversas funções, dentre elas a promoção de produtos, serviços e ideias. Ela evoca sentimentos e emoções que são intencionados pelo briefing mercadológico. Um dos seus objetivos é convencer o consumidor a uma atitude favorável em prol de uma marca. Para tal, os conhecimentos de diferentes áreas são utilizados, como a arte e o design, que atraem o leitor pela estética e pela funcionalidade. Contudo, por vezes, é desejável representar situações que não são simples ou possíveis, devido a limitações de prazo, de verba, de tecnologia ou produção. Uma das soluções amplamente praticadas pelos diretores de arte é a computação gráfica tridimensional, ferramenta poderosa capaz de simular qualquer situação que a criatividade humana conduza. Este artigo descreve as características desse instrumento e sua relação com a publicidade.

Referências


AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica : teoria e prática. 4. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 353 p. ISBN 8535212523

CEZAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 10ª ed. CIDADE: 2013

COSTA, Cristina. Questões de Arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. São Paulo: Ed.Moderna, 2004.

GONTIJO, Silvana. O livro de outro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

PEREZ, Clotilde. Signos da Marca - expressividade se sensioralidade. São Paulo: Thomson Learning, 2004

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z – Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7ª ed. rev. e at. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

MOSQUERA, Juan. Psicologia da Arte​, Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 1976.

MEIO&MENSAGEM. Limões retornam em filme da Pepsi Twist. Meio & Mensagem, 2016. Disponível em < http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2016/01/20/limoes-retornam-em-filme-da-pepsi-twist.html>. Acesso em: 08 dez. 2016, 20:52:00.

Pepsi Twist. Lightfarm Studios, 2016. Disponível em . Acesso em: 08 dez. 2016, 20:56:32.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.