DOUGLAS KELLNER E A ELABORAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA CRÍTICA PARA A MÍDIA

Otávio Daros

Resumo


Trata-se de artigo de revisão bibliográfica acerca da obra de Douglas Kellner. O acadêmico norte-americano lança breve diálogo entre as tradições teóricas do Instituto de Pesquisa Social, em Frankfurt, e os estudos do Centre for Contemporary Cultural Studies, em Birmingham. Como resultado, ele propõe a elaboração de um estudo cultural crítico, para refletir em torno dos estudos de mídia. Seu projeto apresenta inspiração na filosofia de Nietzsche e em ideias de Paulo Freire.

Texto completo:

PDF

Referências


KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001a.

______. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. 2003b. Revistas Univerciencia, São Paulo, vol. 6, n. 11, 2003.

______. Chapter Seven: Political Economy And Cultural Studies. Los Angeles, 2009. Disponível em: < https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/essays/2009_ Kellner_blackwell_Chp7.pdf >. Acesso em: 21 jun. 2017.

______. Cultural Studies And Social Theory: a Critical Intervention. Los Angeles, 2001b. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2017.

______. Media Spectacle. Londres: Routledge, 2003a.

______. Media Spectacle And Media Events: Some Critical Reflections. Los Angeles, 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2017.

______. Toward a Critical Theory of Education. Los Angeles, 2003c. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2017.

KELLNER, Douglas. KIM, Gooyong. “YouTube, Critical Pedagogy, and Media Activism: An Articulation”. Los Angeles, 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2017.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Critical Media Literacy Is Not An Option. Los Angeles, 2007. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.