A Comunicação nas Microempresas Familiares: Um estudo de caso em Passo Fundo (RS)

Emília Moura, Valmíria Antônia Balbinot, Mateus Luan Dellarmelin

Resumo


Atuante em todos os segmentos do mercado, as empresas familiares dominam o mercado do país e são responsáveis por parte da produção da riqueza do Brasil. Com base neste contexto, através de um estudo de caso múltiplo em microempresas familiares no município de Passo Fundo (RS), visamos compreender como é desenvolvida a comunicação e qual a importância atribuída ao planejamento de comunicação na perspectiva dos próprios microempresários familiares. Verificamos que nas microempresas familiares analisadas, não há um planejamento de comunicação, nem estratégico, porém, apesar do desconhecimento dos benefícios de um planejamento de comunicação aos seus empreendimentos, conseguem se manter no mercado em que atuam.


Texto completo:

PDF

Referências


COLNAGO, Camila Krohling. Comunicação diálogo, agir comunicativo e as relações da Comunicação Organizacional com o trabalho e o trabalhador. In: BUENO, Wilson da Costa (Org.). Comunicação Empresarial Planejamento e Gestão. São Paulo: All Print Editora, 2011.

ETZIONI, Amitai. Organizações Modernas. 8. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

GRZYBOVSKI, Denize. O administrador na empresa familiar: uma abordagem comportamental. Passo Fundo: Editora Universitária, 2002.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 5. ed. Ver. São Paulo: Summus, 2003.

LODI, João Bosco. A empresa Familiar. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.

PEREZ, Katia. Rádio Peão no ar. Um estudo sobre a comunicação face a face no ambiente organizacional. In: BUENO, Wilson da Costa (Org.). Comunicação Empresarial Planejamento e Gestão. São Paulo: All Print Editora, 2011.

PESSOA. Antonia, Estudo do Sebrae revela que 52% das micro e pequenas empresas do Brasil são familiares – ASN – Agencia Sebrae de Notícias - Piaui 09/07/2017 - http://www.pi.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/PI/estudo-do-sebrae-revela-que-52-das-micro-e-pequenas-empresas-do-brasil-sao-familiares,53648bd548d1d510VgnVCM1000004c00210aRCRD acesso em 06/03/2019

PETRONI, Maria Julia. Empresas familiares representam 90% dos empreendimentos no Brasil – Jornal da USP , 18/10/2018 - https://jornal.usp.br/atualidades/atualidades-em-dia-com-o-direito-boletim-18-10-empresas-familiares-representam-90-dos-empreendimentos-no-brasil/ - acesso em 06/03/2019.

RUIZ, Rodolpho Weishaupt. A comunicação como processo de inteligência em Planejamento Estratégico Empresarial. In: BUENO, Wilson da Costa (Org.). Comunicação Empresarial Planejamento e Gestão. São Paulo: All Print Editora, 2011.

SILVA, Heloiza Dias. Gestão da comunicação em redes sociais on-line. In: BUENO, Wilson da Costa (Org.). Comunicação Empresarial Planejamento e Gestão. São Paulo: All Print Editora, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.