GAME OF MEMES: UMA ANÁLISE SOBRE OS MEMES E A SÉRIE TELEVISAVA GAME OF THRONES

Felipe Maciel Tessarolo, Arthur Santiago Neto Machado

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os memes criados pelos fãs da série televisiva Game of Thrones. Para isso, compreende-se os conceitos de Ciberespaço, Cibercultura, Cultura da Convergência e a origem e evolução do termo Meme. Em seguida, veremos como estes conceitos se aplicam a criações dos telespectadores da série e quais foram os principais memes desenvolvidos no decorrer dos episódios selecionados.

Texto completo:

PDF

Referências


ADOLPHO, Conrado. Os 8Ps do Marketing Digital. São Paulo, Editora Novatec, 2011.

BLACKMORE, S. A Evolução das Máquinas de Memes. Paper apresentado no International Congress on Ontopsychology and Memetics. Milão, maio de 2002. Tradução realizada pela International Ontopsychology Association. Disponível em acesso em 10 de julho de 2016.

CAPOBIANCO, Ligia. A Revolução em Curso: Internet, Sociedade da Informação e Cibercultura. Revista Estudos em Comunicação, USP, São Paulo, Nº7, Vol. 2, 2010. Disponível em < http://www.ec.ubi.pt/ec/07/vol2/capobianco.pdf> acesso em 10 de julho de 2016.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

JABLONKA, Edyta. Do Emoticon ao Meme. Acta Semiótica et Linguistica, Universidade Federal da Paraíba, Vol. 17, Ano 36, Nº 1, 2012. Disponível em: acesso em 02 de Março de 2016.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo, Editora Aleph, 2008.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LEMOS, André. Ciber-Cultura-Remix. Artigo apresentado no seminário “Sentidos e Processos”. São Paulo, Itaú Cultural, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo, Editora 34, 2003.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo: Elementos para discussão. 2009. Disponível em: acesso em 10 de março de 2016.

SPOILERTV.COM. 2015. Disponível em acesso em 10 de junho de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.