Qualidade da educação na imprensa lageana: a construção do discurso

Monica Farias Muniz, Jaime Farias Dresch, Maria Selma Grosch

Resumo


A pesquisa buscou identificar e analisar textos publicados pela imprensa local que abordaram a educação no período referente ao primeiro semestre de 2017 e que poderiam fornecer indícios sobre o processo de construção do discurso sobre a “qualidade” da educação. Foi selecionado como fonte o site de um jornal diário produzido em Lages, município da Serra Catarinense e com circulação regional. Trata-se de uma pesquisa documental, fundamentada na análise discursiva, segundo Michel Foucault. Com base neste referencial, procedeu-se à análise crítica sobre os aspectos envolvidos na construção discursiva da qualidade da educação, buscando compreender o papel da imprensa nesse processo.

Palavras-chave: Educação. Qualidade. Discurso. Imprensa.


Referências


INSTITUCIONAL. Correio Lageano, Lages, [2017], Institucional, não paginado. Disponivel em: . Acesso em: 13 jul. 2017.

CORREIO Lageano, 75 anos de histórias. Correio Lageano, Lages, [2017], Nossa história, não paginado. Disponivel em: . Acesso em: 13 jul. 2017.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 10. ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2004.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 22. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2000.

PRADO, Vinicius. No Cedup, alunos já pensam no fim do ano, por causa das provas. Correio Lageano, Lages, 13/02/2017, Educação, não paginado. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2018.

MAIS UMA OBRA parada de Ceim em Lages. Correio Lageano, Lages, 24/02/2017, Educação, não paginado. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.